Ser lembrado nos deixa satisfeitos e ser presenteado, principalmente por uma empresa, faz toda a diferença.
Faz parte do comportamento humano nos sentirmos felizes e satisfeitos quando somos lembrados e recebemos um pequeno presente ou um brinde.
O brinde é uma forma gentil de comunicação que tem por objetivo atrair novos clientes, fortalecer a visibilidade da marca, aumentar o volume de vendas e fidelizar os clientes ativos.
E quando o brinde é personalizado, é mais marcante ainda.
Continue lendo nosso post e compreenda melhor sobre a importância de investir em brindes promocionais e alcançar melhores resultados.
O hábito de presentear
Os brindes têm ligação com o hábito de presentear que acontece na história do planeta desde os mais remotos tempos.
O ato de presentear é uma forma de aproximação entre as pessoas e até mesmo entre os povos.
Já há algum tempo, empresas adquiriram o hábito de presentear colaboradores, clientes e consumidores com brindes em forma de agradecimento e como meio de fazer a marca ficar na lembrança de todos.
Por isso, oferecer brindes é uma importante estratégia para fidelizar clientes e atrair novos.
Fidelizar e atrair clientes, por sua vez, requer ações de marketing que tenham o objetivo de fazer sua marca ou empresa ser lembrada com frequência.
O brinde como forma de marketing
Conta-se que por volta de 1888 a marca Coca-Cola ainda não era conhecida e na época não existiam meios de comunicação para divulgação.
E uma das formas encontrada para divulgar a marca, foi contratar pessoas para irem às ruas e distribuírem cupons.
Em cada cupom constava um endereço e dava um brinde para o portador: o direito de experimentar gratuitamente a Coca-Cola no endereço citado.
Quando as pessoas chegavam ao endereço para experimentar o refrigerante eram presenteadas por outros brindes como calendários e posters. Tudo numa forma de deixar a marca gravada na memória dos presenteados.
Quase cem anos depois, em 1979, foi a vez do Mc Donald’s presentear seus consumidores com um brinde, em formato de brinquedo, na compra de um lanche.
De lá prá cá os brindes foram se tornando excelentes opções de marketing, sendo que hoje a maioria deles é personalizada, o que permite um melhor resultado para a empresa.
Mas, oferecer um brinde vai além de uma ação de marketing.
O brinde como forma de reconhecimento e agradecimento
Oferecer um brinde a um cliente, por exemplo, também é uma ação que vai fortalecer a relação da sua empresa para com os seus clientes, estreitando laços afetivos.
Enviar um brinde a um cliente no dia do aniversário dele, por exemplo, é fazer com que ele se sinta lembrado e especial em relação a empresa.
Além do mais, de uma forma geral, as pessoas gostam de receber um agrado, e um brinde é sempre um bem vindo.
Por isso, além de ser uma estratégia de marketing, o brinde tem um efeito afetivo para quem está recebendo. Ele se sente lembrando, reconhecido.
Também é uma forma da empresa em forma de presente dizer: obrigado por você ser nosso cliente.
Brindes personalizados
Os brindes personalizados têm um efeito maior quando se deseja registrar a marca na memória das pessoas.
Comprar, por exemplo, centenas ou milhares de canetas e distribuir de qualquer forma para as pessoas, não vai fazer seu cliente se sentir especial.
Brindes personalizados são produtos específicos para distribuição a um determinado público alvo, é direcionado e tem como um dos objetivos promover o marketing de uma empresa ou evento.
Mas, atenção, um brinde personalizado deve ter uma vida útil razoável. Precisa ter uma certa beleza e fazer sentido para o seu público alvo para que se atinja os objetivos.
Como escolher brindes personalizados
Antes de mandar fazer o brinde, é preciso avaliar muito bem qual a melhor opção que vai combinar com o público que se quer atingir.
Se você tem, por exemplo, uma empresa que atua na área que está ligada diretamente com o público jovem, dar uma agenda talvez não seja a melhor opção. Quem sabe um pen drive personalizado vai encantar e marcar mais sua marca.
De alguma forma, o brinde precisa ser útil para quem vai ganhá-lo. Então é preciso se questionar sobre a utilidade do mesmo, antes de confeccioná-lo.
Outro fator importante é observar a época do ano em que o brinde será oferecido.
Vamos pegar novamente o exemplo da conhecida agenda, para que ela seja útil é preciso que seja oferecida no final do ano ou no máximo nos primeiros dias do ano seguinte, senão vai perder a validade.
Opções de brindes personalizados
Várias são as opções para oferecer ao seu cliente um brinde personalizado. Mas, em época de tecnologia, tente inovar, mudar e oferecer algo que realmente seja útil para ele e que faça com que ele lembre sempre da sua empresa.
Num mundo digital que vivemos e preocupados com a sustentabilidade do planeta, será que um calendário será útil? Ou quem sabe um copo ecológico, por exemplo, terá mais impacto para o seu público?
Se a decisão for um calendário, surpreenda, use papel reciclável e planeja-o diferente, saia do comum.
É importante que seus clientes se sintam especiais com os brindes.
Seu cliente precisa se sentir especial
Lembre-se que os brindes personalizados têm também o papel de fortalecer os laços com o seu cliente.
Nesse quesito, existe algo que precisa ser observado.
Se você quer que seu cliente se sinta especial, você não pode confeccionar milhares de brindes personalizados e sair distribuindo para qualquer pessoa.
O seu cliente não vai se sentir especial e sim apenas mais uma pessoa que ganhou um brinde da empresa tal.
Os brindes em eventos e feiras
Nas feiras e eventos, a distribuição de brindes também é muito válida.
E, nesse caso, com certeza o foco é outro.
Muito provável que em uma feira você ofereça brindes personalizados em uma maior quantidade para fazer com que sua marca seja lembrada posteriormente.
E aí sim, pode-se então, distribuir brindes personalizados a todos os visitantes, numa forma de agradecimento pela visita ao seu stand.
As feiras e eventos são excelentes oportunidades para apresentar sua marca ou empresa, para reforçar a marca, você pode entregar canecas, copos ecológicos e até mesmo materiais gráficos relacionados com seus produtos ou serviços.
Além disso, nesses eventos também se pode promover gincanas entre os visitantes e nada mais marcante que oferecer brindes mais sofisticados para os vencedores.